Fiz um eletro cardiograma e o resultado foi arritimia sinusal. Levei ao cardiologista e ele me tranquilizou que não era nada grave, com o tempo desapareceria, seria comum em crianças e jovens. Tenho 32 anos e sinto essa arritimia há 3 anos, tenho observado que acontece geralmente a noite ou ao amanhecer, quando tudo está tranquilo.

Arritmia Sinusal é fisiológico. Os batimentos cardíacos aumentam e diminuem com a inspiração e expiração. Normal.Leia, em Colaboradores os Artigos: Palpitações e Transtornos de Ansiedade.

Comecei atomar o Atorvastatina 20mg e gostaria de saber se posso ou se pode tomar uma cerveja sem aos finais de semana?

A Atorvastatina é indicada no tratamento da hipercolesterolemia (colesterol elevado). Não tem nenhuma relação com a ingestão do álcool. Quem sabe um vinho tinto ou suco de uva, para aumentar o HDL.Converse com o seu cardiologista.

Tenho 50 anos coloquei 2 stents e tenho uma hernia de disco entre a 6 e 7. Será que em que tempo poderei operar minha coluna?

Em 6 meses após qualquer evento coronariano. Consulte o seu cardiologista, porque tem que suspender os antiagragantes plaquetários 5 dias antes (Clopidogrel ou Salicilato ou Ticlopidina).



Descobri que tenho prolapso de valvula mitral. Fiz o exame porque sentia muitos sintomas. Fiz o eco com dopller e constatou pvm. Meu médico passou o anti depressivo Concor, só que eu estava lendo a bula e diz que ningúem pode tomar sem se preparar antes e tem que ficar em observação por 4 horas, mas meu médico passou e pronto. Nunca tomei remédio nenhum para o coração, o Concor tem 2,5. Tenho pressão baixa 9 por 6 ou 9 por 7 então tenho algum problema, se tomar preciso ficar em observação e a noite sinto muito falta de ar, dor no peito e coração acelerado, fico muito tensa.

Fátima Viana, o Prolapso de vávula mitral é uma cardiopatia congênita que te acompanha há 31 anos. O PVM com arritmia (palpitações) e dor toracica não coronariana usamos betabloqueador cardioseletivo (selozok, concor, carvedilol em baixas doses). Leia, em Colaboradores os Artigos: Transtornos de Ansiedade e Prolapso de válvula mitral. Converse, com o seu cardiologista.




Estou com muito medo, está tudo formigando até o meu rosto. Tenho depressão, pode ser por isto que meus braços estão mole. Já tem dois dias que quero só dormir, mas e um sono ruim, minha boca seca, minhas perna ficam mole e não sai mais o pensamento. Tomo medicamento para depressão há muito tempo nunca passa estes sintomas.

Ednesia dos Santos , leia em Colaboradores o Artigo: Transtornos de Ansiedade. Converse com o seu Psiquiatra, as drogas antidepressivas são muito individuais com relação aos seus efeitos farmacológicos.

Tenho 46 anos e a mais ou menos 6 anos tive arritimia, fiz todos os exames inclusive cateterismo e felizmente não deu nada mas como a crises começaram a ficar frequente o meu cardiologista receitou propranolol 40mg de 12 em 12 horas. Eu não tive mais arritmias mas apareceram estrassistoles.Quero sua opnião, se posso conviver com isso normalmente se a longo prazo não causa nem um mal ao coração. Não tem outro remédio que não baixe a pressão arterial (sem ser Ancoron que ele disse que não é bom pois causa muitas complicações).

Cateterismo. Porque? O propranolol aumenta o colesterol, aumenta a glicose, aumenta os triglicerídeos, diminui o HDL (colesterol bom), distúrbio do sono, depressão etc.. Em presença de arritmia (extrassístoles ventriculares) indicamos Holter (eletrocardiograma das 24horas). As causas mais comuns de EV: ansiedade, gastrite, refluxo gastroesofágico, hipertireoidismo, fumo etc..). Se necessário, usamos betabloqueadores cardiosseletivos. (Suc. de Metoprolol, carvedilol, atenolol…). Leia, em Colaboradores os artigos: Transtornos de Ansiedade e Palpitações.
Converse com o seu Cardiologista.
 

Tenho 20 anos e há cerca de quatro foi-me diagnosticado um prolapso mitral. Nao tomo nenhuma medicação para este problema. A minha dúvida é a seguinte: haverá algum risco se eu fizer exercício fisico intensivo?

O Prolapso de válvula mitral é a cardiopatia congênita mais comum em mulheres adultas. Assintomática (sem sintomas, quase sempre vida normal. Leia o artigo: Prolapso de válvula Mitral. Faça um teste ergométrico (eletrocardiograma de esforço)para programação de exercícios.

Tenho 18 anos, pressão alta, tomo captopril 25 e propanolol 40, minha pressão segue controlada, sobe se houver aborrecimento ou se eu pensar que ela está alta, mesmo normal eu começo a me sentir mal, a causa é hereditária, fiz todos os exames e todos foram normais, só que eu tenho sentindo um desconforto no braço esquerdo e acima do braço próximo ao ombro e na dor nas costas do lado do coração, e dor no pescoço, as vezes penso que é angina, pois o desconforto vem a noite, quando está frio, e eu tenho muita dificuldade em respirar, meu nariz está seco, mas quando eu respiro parece estar entupido, e eu tenho que puxar o ar, pois parece que a minha garganta está fechada ou com algo dentro, pode ser sinal de angina?

Fizemos um pesquisa com 300 adolescentes dos 10 aos 20 anos no GHC, e 33 eram hipertensos. Portanto, quanto mais precoce o tratamento melhor é a qualidade e quantidade de vida. Não usamos o Propranolol, como anti-hipertensivo em jovens, devido aos seus efeitos metabólicos (aumenta o colesterol, aumenta a glicose, aumenta os triglicerídeos, diminui o HDL, agrava a rinite, asma brônquica, depressão e distúrbio do sono). Usamos betabloqueadores cardiosseletivos. Consulte um cardiologista. Em tempo, leia em Colaboradores o Artigo: Transtornos de Ansiedade.

Tenho CIA desde que nasci, os médicos me disseram que eu poderia ter vida normal , só que eu tenho transtorno de ansiedade como síndrome do pânico, tenho muito medo de morrer e desde que descobri esta CIA NUNCA MAIS LEVEI VIDA NORMAL, me limitei a fazer exercícios e procurei sempre não fazer esforços com medo, pois quando fazia algo mais pesado o coração disparava e ficava com medo de morrer. Tenho sentido muito cansaço, dores pelo corpo e sinto falta de ar, é devido a CIA? O psiquiatra do SUS me passa diazepan, alivia um pouco e tenho muito medo de voltar ao cardiologista e ele falar que estou pior ou tenho outra coisa no coraçao ou pulmão, o CIA pode piorar? Será que é coisa da minha cabeça, CIA é tão ruim assim?

CIA sem repercussão hemodinâmica (vida normal). A paciente, com CIA com mais idade em nosso serviço tem 82 anos.
Leia em Colabodores o artigo: Transtornos de Ansiedade.
Não prescrevemos Diazepam, tem uma vida média muita curta (ansiedade de rebote). Procure consultar um Psiquiatra. Mantenha acompanhamento clínico com um cardiologista (cada 6 meses).

Tenho 43 anos e estou com rinite alérgica há 5 meses. Comecei a usar, então, anti-histamínicos e corticóides nasais, junto com vasoconstritores, tipo Neosoro. Este último muitas vezes ao dia, pois meu nariz vive entupido. Comecei a sentir meus batimentos cardíacos anormais. Tive um AVI no lado esquerdo do cérebro, com sequelas mínimas.

Os vasoconstritores nasais com nafazolina, são arritmogênicos e aumentam as cifras tensionais. Leia, em Colaboradores o artigo Defeito do septo interatrial. O FOP é uma cardiopatia congênita, comum em mulheres adultas. A repercussão hemodinâmica principal é a hipertensão pulmonar. O AVI, pode ser consequencia da cardiopatia congênita ( FOP) mais arritmia (vasoconstritor nasal-uso abusivo). Consulte um cardiologista com experiência em Cardiopatia Congênita em adultos. Converse com um Otorrino com urgência.

Em 2008 fiz uma cirugia de troca de valvula, hoje tomo anticoagulante (Marevan), depois que fiz uma restauração minha gengiva tem sangrando toda as vezes que escovo os dentes, o que pode ser?

A causa do sangramento é o Marevan. Faça um Tempo de Protombina-RNI e consulte o seu cardiologista. Em nossa, Instituição, temos um ambulatório de acompanhamento de anticoagulantes.